Jul 03, 2022 Última Atualização em: 12:11 PM, Jul 1, 2022
Karine Moraes

Karine Moraes

Fundada em 24/01/1984, é uma associação de direito privado, representativa e orientadora, com fins não econômicos e congrega entidades representativas de aposentados, pensionistas e idosos, quaisquer que sejam as suas origens profissionais, tendo como foro, sede e administração a cidade de Porto Alegre – RS, com jurisdição em todo o território do Estado do Rio Grande do Sul...

Ontem (04) foi realizada no Auditório do Hotel Continental em Porto Alegre, a Assembleia Geral Ordinária de Prestação de Contas, Assembleia Geral Extraordinária de Adequação Estatutária e reunião do Conselho de Representantes da FETAPERGS. Cerca de 50 entidades filiadas estavam representadas por seus delegados.

Na abertura, o presidente da FETAPERGS José Pedro Kuhn saudou os presentes e convidou para iniciar a Assembleia de Prestação de Contas o Diretor Financeiro Germano Fernando Kelber, o 2º Diretor Financeiro Zeno Altenhofen, a Diretora Secretária Ana Albernaz e o Contador Mauro Catellan. Ao final colocado em votação, as contas foram aprovadas e a previsão orçamentária para 2022 referendada pelos delegados.

Na Assembleia de Adequação Estatutária, os trabalhos foram coordenados pela Diretora Secretária Ana Albernaz, o 3º Diretor Secretário Franklin Castronovo e o Dr. Rodrigo Dornelles Marcolin, consultor jurídico da FETAPERGS. Lida, as adequações propostas foram aprovadas por unanimidades pelos delegados.

Após o almoço foi realizada a reunião com o Conselho de Representantes que foi presidida por Mauro Guedes e secretariada por Jailo Borba. Na ocasião foram debatidas as eleições estaduais e federal, além de outros assuntos.

Na manhã de sexta-feira (29) foi realizada a reunião do Coletivo Jurídico da FETAPERGS. A reunião foi presidida pelo presidente da FETAPERGS José Pedro Kuhn e coordenada pelo Dr. Tiago Kidrick, presidente da Comissão Especial de Seguridade Social da OAB/RS e Diretor da ABA Região Sul.

Na ocasião foram abordados os temas da revisão da vida toda, normativa 110 do INSS, endividamento e golpes, além da dívida dos precatórios. O coletivo jurídico foi criado com o objetivo de reunir as assessorias jurídicas das entidades filiadas para discutir, compartilhar ideias e propostas referente aos assuntos de interesse do movimento dos aposentados, pensionistas e idosos. Cerca de 15 entidades filiadas estavam representadas pelas suas assessorias jurídicas.

Na sexta-feira (22), na cidade de Nova Trento (SC), foi realizada a reunião conjunta dos dirigentes DIREX/CODIR da COBAP. O presidente da Confederação, Warley Martins, ressaltou, na abertura da reunião, a importância da unificação do movimento e da valorização do trabalho das federações. “As reuniões de forma descentralizada nos permite apoiar as entidades e fortalecer o movimento nacional”.

Anfitrião do encontro, que antecede a 11ª Romaria dos Aposentados e Pensionistas do Brasil, o presidente da Federação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Santa Catarina – FEAPESC, Iburici Fernandes, deu as boas-vindas aos participantes, ressaltando a harmonia da cidade. “Aqui é uma cidade santa. Que saibamos dar as melhores diretrizes para o nosso movimento”, afirmou.

O secretário-geral, Luiz Legñani, fez a leitura do evangelho e relembrou as vítimas da Covid-19, pedindo um minuto de silêncio dos participantes. Em seguida, fez a leitura da ata da última reunião e deu início à discussão das pautas sobre o andamento da revalidação das entidades, o 14º dos aposentados e as diretrizes do movimento para 2022. No sábado (23), aconteceu a reunião do Conselho Deliberativo (CODEL) e no domingo (24), os dirigentes participaram da 11ª Romaria dos Aposentados e Pensionistas do Brasil, no Santuário de Santa Paulina.

A FETAPERGS estava representada pelo presidente José Pedro Kuhn, vice-presidente Carlos Olegário, os conselheiros do CODEL Irajá Nedir e Jotaul Rangel. Também estavam presentes os representantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Alagoas, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Mato Grosso, Paraná, Pernambuco, Bahia, Pará, Sergipe, Distrito Federal e Goiás.

Fonte: COBAP

 

Por ANA SOUZA - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Uma trajetória marcada pela dedicação aos aposentados e pensionistas. Assim é a vida de Germano Fernando Kelber, que nessa sexta- feira, 15, completou 35 anos de atuação junto à Associação dos Aposentados e Pensionistas de Santa Cruz do Sul (Apopesc). A entidade foi fundada em 1º de outubro de 1962, sendo filiada à Federação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas do Rio Grande do Sul (Fetapergs) e à Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap).

Kelber, de 86 anos de idade, já ocupou diversos cargos na diretoria da Apopesc. Ingressou em 15 de abril de 1987 e por vários anos foi presidente e vice da entidade, sendo o atual primeiro mandatário até 2024. “São 35 anos de lutas e conquistas dedicadas aos aposentados e pensionistas. Não consigo me ver longe do que faço, é a minha vida. Meu maior sonho foi realizado quando da inauguração da sede própria, em 27 de março de 2009. Eu estava como presidente naquele ano. A sede oferece diversos benefícios aos associados de Santa Cruz do Sul e do Vale do Rio Pardo. Quero aproveitar para agradecer aos membros da diretoria e às funcionárias de Santa Cruz e também de Porto Alegre. Sem eles eu nada seria”, contou, emocionado.

Diversos eventos foram realizados pela diretoria da Apopesc ao longo da gestão do presidente. E mais atividades de integração vêm por aí. No dia 10 de junho, haverá a terceira edição da Tarde de Integração da Terceira Idade. A programação iniciará às 14 horas com palestra da Óticas Diniz sobre saúde visual, seguida de ginástica laboral com a doutora Elisa Eisenberger; Momento Saúde com a Farmácia Associadas Santafarma e Momento Saúde com a massoterapeuta Leila Schneiders; chá da tarde e sorteio da rifa.

“Haverá outro grande evento, alusivo ao Dia do Aposentado e à data de fundação da Fetapergs, que comemoraram em 24 de janeiro, mas, devido à pandemia, não pôde ser realizado. Iremos fazer uma grande festa em 22 de julho, na cidade de Feliz. Aposentados e não aposentados estão convidados. Haverá ônibus às 7 horas, saindo de Santa Cruz. Será uma grande confraternização, com lanches, almoço e dança de integração. Os convites serão vendidos no valor de R$ 50,00. O transporte terá 50% de desconto oferecido pela Federação”, frisou Kelber.

HISTÓRICO

Natural de Santa Cruz do Sul, Germano Fernando Kelber nasceu em 14 de julho de 1935. Integrante da Força Aérea Brasileira (FAB) na Base de Porto Alegre (Bapa), no 1º/14º Grupo de Aviação (GAV) do Esquadrão Pampa, em 1954 – atual Base Aérea de Canoas (Baco). Se aposentou como aeronauta e bancário no ano de 1985.

Já aposentado e ainda morando em Porto Alegre, Kelber foi membro efetivo da diretoria da Fetapergs, a convite do fundador da entidade, Divo do Canto. Ingressou em setembro de 1985 e ainda faz parte da federação. Também participou, em duas gestões, do Conselho Deliberativo da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas, em Brasília.

Entidade terá live híbrida ‘Pensando uma cidade para os idosos’

A Apopesc desenvolverá na próxima terça- -feira, 19, das 14 às 15 horas, em sua sede (Rua 7 de Setembro, 503), o projeto “Pensando uma cidade para os idosos”, em conjunto com a Fetapergs, Associação Brasileira de Aposentados (ABA) e Associação Nacional de Gerontologia (ANG) do Brasil. É uma ação forte de responsabilidade social pelos direitos do idosos, verificando vulnerabilidades e conquistas. O evento será em formato de live híbrida e terá como pauta diagnosticar ações executadas ou a serem implementadas no município, com base nos índices de desenvolvimento para a longevidade (IDL), da Fundação Getúlio Vargas, com indicadores para saúde, bem-estar, habitação e transporte, entre outros.

Diversas autoridades foram convidadas, entre elas a prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany (Progressistas), representantes do Centro de Referência do Idoso, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil e Unisc.

Fonte: https://www.riovalejornal.com.br/

Pelo terceiro ano seguido, os cerca de 30,5 milhões de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberão o décimo terceiro com antecedência. O presidente Jair Bolsonaro assinou hoje (17) decreto que autoriza a antecipação do pagamento.

Segundo a equipe econômica, a medida injetará R$ 56,7 bilhões na economia. A antecipação não tem impacto no Orçamento de 2022 porque a medida apenas muda a data de pagamento do benefício, sem acrescentar o gasto previsto para o ano.

A primeira parcela do décimo terceiro será paga entre 25 de abril e 6 de maio, junto com as aposentadorias e pensões da competência de abril. A segunda parcela será paga de 25 de maio e 7 de junho, junto com os benefícios relativos a maio. Tradicionalmente, os aposentados e pensionistas do INSS recebem o décimo terceiro nas competências de agosto e novembro.

Nos últimos dois anos, o pagamento do décimo terceiro a aposentados e pensionistas tinha sido antecipada, por causa da pandemia de covid-19. Em 2020, o dinheiro foi pago em abril e maio. No ano passado, foi pago em maio e junho.

A maioria dos aposentados e pensionistas receberá 50% do décimo terceiro na primeira parcela. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro e terá o valor calculado proporcionalmente.

O Ministério do Trabalho e Emprego esclarece que os segurados que recebem benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) também têm direito a uma parcela menor do décimo terceiro, calculada de acordo com a duração do benefício. Por lei, os segurados que recebem benefícios assistenciais, como o Auxílio Brasil, não têm direito a décimo terceiro salário.

Fonte: Por Agência Brasil – Brasília Publicado em 17/03/2022 - 18:11

Edição: Kelly Oliveira

Leia Também

Assembleia de Prestação de Contas e Adequação Estatutária são aprovadas por unanimidade

Assembleia de Prestação de Contas e…

05 Mai 2022 Notícias de 2022

FETAPERGS realiza reunião com o Coletivo Jurídico

FETAPERGS realiza reunião com o Col…

02 Mai 2022 Notícias de 2022

Dirigentes do movimento dos aposentados e idosos se reúnem em Nova Trento (SC)

Dirigentes do movimento dos aposent…

25 Abr 2022 Notícias de 2022

Germano Kelber, Diretor Financeiro da FETAPERGS, comemora 35 anos junto à Apopesc

Germano Kelber, Diretor Financeiro …

16 Abr 2022 Notícias de 2022

Aposentados e pensionistas terão décimo terceiro antecipado

Aposentados e pensionistas terão dé…

18 Mar 2022 Notícias de 2022