Fundada em 24/01/1984, é uma associação de direito privado, representativa e orientadora, com fins não econômicos e congrega entidades representativas de aposentados, pensionistas e idosos, quaisquer que sejam as suas origens profissionais, tendo como foro, sede e administração a cidade de Porto Alegre – RS, com jurisdição em todo o território do Estado do Rio Grande do Sul...
Veja como usar serviço que permite que aposentados e pensionistas possam bloquear ou desbloquear seus benefícios para a realização de empréstimos consignados.
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) disponibiliza um serviço que permite que aposentados e pensionistas possam bloquear ou desbloquear seus benefícios para a realização de empréstimos consignados. De acordo com o instituto, a solicitação pode ser realizada pela internet, sem a necessidade de ida a uma agência do INSS.
Quem pode utilizar o serviço
Pode bloquear ou desbloquear o benefício para empréstimo o titular da aposentadoria ou pensão ou ser representante legal da pessoa titular do benefício (que possua termo de representação legal). O procurador não pode solicitar este serviço. Sendo assim, não é possível realizar empréstimo consignado em benefício que tenha procurador cadastrado.
Como fazer a solicitação
Siga o passo a passo:
Documentação necessária
O número do CPF é obrigatório em todos os casos.
Se for procurador ou representante legal:
Para receber a resposta
O tempo médio para resposta é de cerca de 30 dias, de acordo com o INSS. Para acompanhar e receber a resposta do seu processo:
Recomendações do Banco Central antes de contratar um consignado
Recomendações do INSS
Fonte: G1 - Por Renata Baptista
No programa que foi ao ar no dia 21 de junho, o Dr. Geriatra Newton Luiz Terra apresenta seu livro “Só é velho quem quer”.
Dr. Terra comenta que o livro foi escrito com o intuito de chamar a atenção da comunidade de que nosso estilo de vida, nossas escolhas, é que irão determinar o tipo de velhice que teremos.
Clique na imagem abaixo e assista ao programa na íntegra com a apresentação do radialista Reginaldo Martins!
Descrição do livro: Prevenir o envelhecimento é impossível, pois este é um processo dinâmico, progressivo, universal e irreversível. Até o momento, não foi apresentada nem comprovada uma causa final que explique esse processo, havendo apenas inúmeras suposições teóricas. A boa notícia é que podemos, sim, retardá-lo e torná-lo mais saudável, longevo, autônomo e independente. Pesquisas comprovam que o envelhecimento depende 25% da genética e 75% do estilo de vida e do ambiente. A adoção de um estilo de vida saudável, portanto, é fundamental para alcançarmos um envelhecimento com qualidade. Com base nessas informações, esta publicação objetiva orientar os indivíduos sobre o que fazer para serem idosos, mas não velhos.
Ontem (04) foi realizada no Auditório do Hotel Continental em Porto Alegre, a Assembleia Geral Ordinária de Prestação de Contas, Assembleia Geral Extraordinária de Adequação Estatutária e reunião do Conselho de Representantes da FETAPERGS. Cerca de 50 entidades filiadas estavam representadas por seus delegados.
Na abertura, o presidente da FETAPERGS José Pedro Kuhn saudou os presentes e convidou para iniciar a Assembleia de Prestação de Contas o Diretor Financeiro Germano Fernando Kelber, o 2º Diretor Financeiro Zeno Altenhofen, a Diretora Secretária Ana Albernaz e o Contador Mauro Catellan. Ao final colocado em votação, as contas foram aprovadas e a previsão orçamentária para 2022 referendada pelos delegados.
Na Assembleia de Adequação Estatutária, os trabalhos foram coordenados pela Diretora Secretária Ana Albernaz, o 3º Diretor Secretário Franklin Castronovo e o Dr. Rodrigo Dornelles Marcolin, consultor jurídico da FETAPERGS. Lida, as adequações propostas foram aprovadas por unanimidades pelos delegados.
Após o almoço foi realizada a reunião com o Conselho de Representantes que foi presidida por Mauro Guedes e secretariada por Jailo Borba. Na ocasião foram debatidas as eleições estaduais e federal, além de outros assuntos.
Na manhã de sexta-feira (29) foi realizada a reunião do Coletivo Jurídico da FETAPERGS. A reunião foi presidida pelo presidente da FETAPERGS José Pedro Kuhn e coordenada pelo Dr. Tiago Kidrick, presidente da Comissão Especial de Seguridade Social da OAB/RS e Diretor da ABA Região Sul.
Na ocasião foram abordados os temas da revisão da vida toda, normativa 110 do INSS, endividamento e golpes, além da dívida dos precatórios. O coletivo jurídico foi criado com o objetivo de reunir as assessorias jurídicas das entidades filiadas para discutir, compartilhar ideias e propostas referente aos assuntos de interesse do movimento dos aposentados, pensionistas e idosos. Cerca de 15 entidades filiadas estavam representadas pelas suas assessorias jurídicas.