May 14, 2026 Última Atualização em: 2:48 PM, May 11, 2026

Últimas Notícias

  1. Notícias Fetapergs

Jan 26, 2026   Lido:358   0

FETAPERGS comemora 42 anos de existência

FETAPERGS comemora 42 anos de existência

Na última sexta-feira (23), cerca de 50 pessoas, entre autoridades...

Leia Mais

Out 10, 2025   Lido:482   0

“Direitos, Conquistas e Desafios”: seminário em Passo…

“Direitos, Conquistas e Desafios”: seminário em Passo Fundo mobiliza lideranças e entidades filiadas

No último dia 09 de outubro, a FETAPERGS marcou presença...

Leia Mais

Out 08, 2025   Lido:762   0

Número de idosos inadimplentes cresce 26,3% em…

Número de idosos inadimplentes cresce 26,3% em cinco anos no RS; veja como buscar ajuda para sair dessa situação

Número de idosos inadimplentes cresce 26,3% em cinco anos no...

Leia Mais

Ago 08, 2025   Lido:621   0

Ministro da Previdência Social recebe pedido de…

Ministro da Previdência Social recebe pedido de audiencia da FETAPERGS

Na manhã de hoje (08), o Ministro da Previdência Social...

Leia Mais

Jun 01, 2025   Lido:1611   0

16º Baile: Miss e Mister FETAPERGS 2025

16º Baile: Miss e Mister FETAPERGS 2025

Durante a realização do 16º Baile Estadual do Aposentado, no...

Leia Mais

Mai 19, 2025   Lido:1684   0

Associado Saiba como Confirmar sua Filiação

Associado Saiba como Confirmar sua Filiação

Prezado associado, Para confirmar sua associação, verifique no Meu INSS se...

Leia Mais

Dilma veta reajuste a aposentados

Dilma veta reajuste a aposentados 

Texto vetado pela presidente estendia regra de correção do salário mínimo para todos os aposentados

A presidente Dilma Rouseff vetou a extensão da política de reajuste do salário mínimo a todos os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A correção do mínimo é calculada pela variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos anteriores mais a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Com o veto, os benefícios do INSS acima de um salário mínimo continuarão sendo reajustados pela da variação do INPC.

A proposta fazia parte da Medida Provisória 672, que prorroga até 2019 o atual cálculo de reajuste do salário-mínimo, aprovada pelo Senado em junho. Dilma sancionou o texto parcialmente, com veto à extensão do cálculo a todos os benefícios do INSS. O veto foi publicado hoje (30) no Diário Oficial da União.  O texto voltará ao Congresso Nacional, que pode derrubar a decisão da presidente.

Na justificativa do veto, Dilma argumentou que a vinculação de todos os benefícios do INSS ao salário-mínimo é inconstitucional.

“Ao realizar vinculação entre os reajustes da política de valorização do salário-mínimo e dos benefícios pagos pelo Regime Geral de Previdência Social - RGPS, as medidas violariam o disposto no art. 7º, inciso IV, da Constituição”.

Além disso, segundo Dilma, o veto não fere a garantia constitucional de que os benefícios não sejam inferiores a um salário-mínimo.

De acordo com o Ministério da Previdência, a extensão das regras do mínimo para todos os aposentados e pensionistas teria impacto de R$ 9 bilhões nas contas da Previdência em 2015.

 

Fonte: ClicRBS

Artigo em Destaque

FETAPERGS comemora 42 anos…

Na última sexta-feira (23), cerca de 50 pessoas, entre autoridades e lideranças represent...

Jan 26, 2026   Lido:358   No comments

Leia Mais

bx1

 

bx2

 

bx3

 

bx4

 

bx videos