Fundada em 24/01/1984, é uma associação de direito privado, representativa e orientadora, com fins não econômicos e congrega entidades representativas de aposentados, pensionistas e idosos, quaisquer que sejam as suas origens profissionais, tendo como foro, sede e administração a cidade de Porto Alegre – RS, com jurisdição em todo o território do Estado do Rio Grande do Sul...
Na manhã de hoje (08), o Ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, esteve em Porto Alegre para assinar, junto com o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, ato que irá regularizar dois imóveis do INSS à Prefeitura, onde funcionam hoje unidades municipais de saúde. Trata-se do prédio localizado na Rua Capitão Montanha, 27, Centro, que sedia o Centro de Saúde Santa Marta, onde são realizados cerca de 40 mil atendimentos mensalmente.
O presidente da FETAPERGS José Pedro Kuhn acompanhado pelo Dep. Pompeo de Matos participou de cerimônia e aproveitou a ocasião para solicitar audiência e entregar ao Ministro um oficio destacando a representação da Federação no RS e convidando-o para conhecer nosso trabalho e das nossas 80 entidades filiadas que visam o bem-estar e a qualidade de vida de seus associados, buscando assegurar-lhes a realização de ações nas áreas de saúde, educação, cultura, esporte e lazer, trabalho, transporte, habitação e assistência social.
Durante a realização do 16º Baile Estadual do Aposentado, no dia 28 de maio, tivemos o tão esperado concurso Miss e Mister FETAPERGS 2025, com torcidas muito bem organizadas com pompons, instrumentos musicais, apitos e cartazes, os 4 candidatos a Mister e as 7 candidatas a Miss, esbanjaram elegância e simpatia no desfile!
O júri do concurso foi composto pelo advogado Rodrigo Dornelles Marcolin da Dornelles Advocacia, a artista plástica Ceres Scheffer, o presidente do conselho de representantes da FETAPERGS Mauro Guedes, Judite Schnitz representando a Escute Bem e Moisés Klein da equipe técnica da banda Brilha Som.
Na contagem de votos foi eleito como Mister FETAPERGS 2025, Antônio Benedito Filho da ASAPEG/Gravataí. O título de Miss FETAPERGS 2025 foi para Liana Beatriz Gomes Dutra da AACRT/POA, como 1ª Princesa FETAPERGS 2025 a escolhida foi Maria Carmen Hermes da AAPICS/Sobradinho e a 2ª Princesa FETAPERGS 2025 foi Sautina de Oliveira Klipp da ASAPEG/Gravataí.
O troféu de 1ª Torcida Mais Animada 2025 ficou com a AACRT/POA, a 2ª Torcida Mais Animada 2025 foi para a AAPICS/Sobradinho.
ATENÇÃO Aposentado (a) e Pensionista do RS!
Esclarecemos que a FETAPERGS, assim como nossas 80 entidades filiadas no estado, são todas filiadas a COBAP – Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos, entidade responsável, em nível nacional, pela gestão dos descontos associativos autorizados.
Se você é associado (a) com contribuição pelo desconto em folha em umas das nossas entidades filiadas abaixo, o nome da sua associação não aparecerá no aplicativo do Meu INSS.
A notificação no aplicativo será registrada como “Consignação ou Associação COBAP”.
O sistema Valores a Receber, do Banco Central, permite recuperar o dinheiro esquecido em contas bancárias. Devem ser devolvidos R$ 6 bilhões. Mas é preciso cuidado com golpes como os que já aconteceram no ano passado.
Segundo o site do BC, a melhor forma de se precaver é: