Aug 04, 2020 Última Atualização em: 4:53 PM, Jul 31, 2020
Márcio Nunes

Márcio Nunes

Hoje é um dia triste para a história da Federação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas do Estado do RS (FETAPERGS). Uma pessoa ponderada e querida por todos do movimento e um dos grandes responsáveis pelo crescimento da categoria no estado nos deixou. O presidente da FETAPERGS Léo Carlos Altmayer faleceu hoje, em Porto Alegre. As causas ainda devem ser confirmadas pelo laudo médico.

O presidente em exercício da Federação José Pedro Kuhn decreta Luto Oficial de três dias pelo falecimento do nosso presidente. Comunicamos também que por causa da pandemia de Covid-19, não haverá velório, apenas o processo de cremação.

É uma página triste no livro da história da nossa Federação. No entanto, ficam as boas e felizes recordações, que era como Léo gostaria de ser lembrado pelos bons momentos que passou junto a todas as lideranças do movimento no Rio Grande do Sul e no Brasil.

Léo dedicou mais de 20 anos da sua vida ao movimento dos aposentados, pensionistas e idosos e sempre buscou o bem-estar e atender aos interesses da categoria. 'Previdência pública justa e igualitária para todos' era uma frase frequentemente citada por Léo e sempre será lembrada na luta do movimento dos aposentados, pensionistas e idosos. 

De acordo com Léo, o seu pagamento era a felicidade e a satisfação no rosto das pessoas. O momento é triste e de respeito aos amigos, familiares e pessoas que consideravam o Léo um bravo companheiro na luta pela categoria. As lembranças e memórias positivas ficam e permanecerão guardadas na história da nossa FETAPERGS.

Estamos em um período de incerteza econômica e muitos desafios ainda vão chegar, portanto não façam nenhum compromisso financeiro. Este foi o primeiro recado do 2º vice-presidente da Federação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas do Estado do RS (FETAPERGS) e vice-presidente da Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos (COBAP) Carlos Olegário para a categoria.

De acordo com o diretor, que também é presidente da Associação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas de Canoas (ATAPEC), a diretoria concordou em implementar medidas que auxiliem nos problemas que muitas entidades filiadas estão enfrentando devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19): "Com a parada na emissão de carteirinhas [que dão desconto em viagens intermunicipais], uma receita importante deixou de entrar para as entidades, no entanto, por exemplo, uma das ações implementadas pela diretoria foi não cobrar a mensalidade de entidades mensalistas". 

Além disso, também foram suspensos os pagamentos referentes às antecipações no repasse para associações filiadas, uma espécie de auxílio imediato às entidades pago pela Federação e que é descontado mensalmente dos repasses seguintes para as entidades. 

"Desde antes da pandemia, a Federação já estava auxiliando diversas associações com o fornecimento de materiais para produção de carteirinhas, equipamentos atualizados e também com ajuda financeira para despesas e compromissos de entidades filiadas" afirma Carlos Olegário.

Com o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Federação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas do Estado do RS (FETAPERGS), como praticamente todo o planeta, teve que enfrentar o desafio de se adaptar a uma nova realidade. 

"Desde o início do mandato desta nova diretoria, começamos a discutir e colocar nossas propostas em prática, mas infelizmente a pandemia prejudicou os nossos planos para este ano" afirmou o presidente em exercício da FETAPERGS José Pedro Kuhn. Além de se adequar a um novo padrão de trabalho junto aos aposentados, pensionistas e idosos gaúchos, a entidade também trabalha para atender as associações filiadas: "Nossos funcionários e o atendimento continua sendo feito como antes, porém de forma remota e mantendo a segurança e preservando a saúde dos nossos colaboradores e dos direitos".

NOVA COMUNICAÇÃO

José Pedro também evidenciou a participação de diretores em programas de rádio e TV por todo o estado: "É sempre importante termos espaço para discutir e apresentar ideias diretamente para a sociedade, por isso nosso trabalho de comunicação em todo o estado, em conjunto com diretores de associações, foi incentivado nessa situação de pandemia".

Para manter a qualidade no atendimento prestado às entidades filiadas, foi incentivado o trabalho por canais remotos como através do WhatsApp, email ou telefone celular. "Estamos nos adaptando a essa nova realidade e aprendendo ao mesmo tempo, por exemplo, em junho, fizemos a primeira reunião online da história da Federação com a participação de grande parte dos membros da diretoria" destaca Kuhn.

TRABALHO COM A OAB-RS

A Federação também participou, em conjunto com a seccional do Rio Grande do Sul da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS), do pedido de antecipação dos precatórios aos aposentados e pensionistas. A solicitação foi atendida e serão R$ 31,7 bilhões antecipados em benefício de milhares de aposentados e pensionistas brasileiros. No período, quando ainda exercia a atividade de presidente da FETAPERGS antes do afastamento temporário, Léo Altmayer comemorou a decisão: "É uma vitória da Federação em conjunto com a OAB e todos os envolvidos nesse processo que visa antecipar recursos para ajudar a vida dos nossos aposentados e pensionistas durante a pandemia".

José Pedro e Léo destacaram  o trabalho e o auxílio do presidente da Comissão de Seguridade Social da OAB/RS advogado Tiago Kidricki durante este período de pedidos de antecipação dos precatórios.

Nessa semana, a Federação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas dos Estado do RS (FETAPERGS) inaugurou a série de publicações chamada 'Memória FETAPERGS' onde serão divulgadas fotos, vídeos e informações sobre eventos, atos e memórias históricas da entidade.

De acordo com o presidente em exercício da FETAPERGS José Pedro Kuhn, a iniciativa é importante para resgatar grandes memórias que entraram para a história da Federação: "A ideia foi muito oportuna, principalmente nesse momento de pandemia, pois é importante transmitir lembranças e mensagens positivas para as pessoas, principalmente para a nossa categoria". 

A primeira postagem, que ocorreu na última segunda-feira (13), foi um ato que ocorreu em julho de 2013 em frente à sede do INSS, na Travessa Mário Cinco Paus, no Centro de Porto Alegre. Na pauta da mobilização estava a recuperação do valor dos benefícios recebidos pelos aposentados. Participaram da mobilizações 14 entidades filiadas de todo o RS.

Também foram divulgadas informações e uma imagem do 8º Baile Estadual do Aposentado que ocorreu em 24 de janeiro de 2014. 

Para acompanhar a série de publicações, curta e siga a página da FETAPERGS no Facebook através deste link

O prazo para a reabertura das agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi estendido para 3 de agosto. O governo federal publicou a alteração na última quarta-feira (8), pois a data estava prevista para 13 de julho.

Além disso, a publicação também define que o atendimento remoto, através do Meu INSS e pela Central 135, fica prorrogado até 31 de julho. Mesmo após a abertura gradual das agências, a modalidade continuará sendo realizada de forma remota.

De acordo com o INSS, o tempo de funcionamento das agências será de seis horas contínuas. O atendimento presencial será exclusivo para beneficiários que agendaram previamente pelos canais do órgão.

Outros serviços como a realização de perícias médicas, avaliação social e reabilitação profissional também serão retomados como atividades presenciais. 

 

Leia Também

Luto: Morre Léo Altmayer, presidente da FETAPERGS, aos 75 anos

Luto: Morre Léo Altmayer, president…

31 Jul 2020 Notícias de 2020

Vice da FETAPERGS e da COBAP defende ações da Federação em benefício das entidades filiadas

Vice da FETAPERGS e da COBAP defend…

30 Jul 2020 Notícias de 2020

Como a Federação está trabalhando para auxiliar aposentados, pensionistas e idosos no RS

Como a Federação está trabalhando p…

23 Jul 2020 Notícias de 2020

Federação começa série de publicações de memórias históricas
INSS adia a reabertura de agências no Brasil

INSS adia a reabertura de agências …

10 Jul 2020 Notícias de 2020