Jan 19, 2018 Última Atualização em: 2:07 PM, Jan 18, 2018

1. O QUE É ?


É um convênio entre a Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas – COBAP e a DATAPREV, que efetua o desconto de 1% ou 2%(plano funeral) do benefício de aposentados ou pensionistas ao associar-se em uma entidade participante do sistema.

1.1 Papel da Federação - Cada estado é representado pela sua federação. A federação irá administrar e mediar a relação das associações com a COBAP, conferir e organizar as fichas de cadastro e cancelamento no sistema, à fim de otimizar o processo de desconto efetuado pela COBAP. Após efetuado o cadastro na DATAPREV a federação recebe o depósito da COBAP, distribuindo o valor que cabe a cada associação, conforme o seu número de associados.

1.2 Papel da COBAP - A COBAP recebe o total de incluídos e excluídos do sistema das federações, processa os pedidos e envia para a DATAPREV. A DATAPREV deposita o valor total dos descontos no Brasil e a COBAP distribui o valor respectivo a cada federação.

1.3 Valores - Do valor descontado de cada associado é disposto uma taxa pelos serviços prestados pela federação e pela COBAP, conforme abaixo:
COBAP – 13% Federação – 10% Entidade – 77%
Obs.: A Federação é uma entidade sem fins lucrativos, portanto o valor repassado à ela será utilizado para custos administrativos e melhorias, visando o crescimento do movimento dos aposentados e pensionistas.

2. ASSOCIADOS

2.1 Como associar-se 
O beneficiário deverá ir até uma entidade participante do Sistema, preenchendo e assinando uma ficha de autorização de desconto, isto posto, ele poderá usufruir as vantagens que esta entidade oferece para seus associados.

2.2 Vantagens 
O aposentado será incentivado a entrar na luta pelos seus direitos, participando de palestras e seminários realizados pelas associações e federações do seu estado. O pagamento será descontado em folha, evitando transtornos em virtude do pagamento.

3. ASSOCIAÇÕES

3.1 Como Participar 
Para participar, a Entidade precisa ser filiada à FETAPERGS e a COBAP. Já filiada a entidade deve entrar em contato com a Federação, solicitando os formulários de cadastro de associados preenchendo os devidos campos.

3.2 Vantagens 
A entidade poderá contar com o pagamento dos seus associados mensalmente depositado em sua conta bancária, com o dia certo, podendo assim, se programar para seus gastos administrativos e visar melhorias nos serviços prestados aos seus sócios. O número de associados será consideravelmente maior, tento em vista a facilidade de se associar, e o incentivo à permanência na condição de associado. O número de inadimplentes será nulo, devido à facilidade do pagamento da mensalidade e a eficiência no desconto em folha dos associados. Toda Entidade participante do sistema será isenta da Mensalidade da FETAPERGS e COBAP.


4.DESCONTO

Se dará mensal e automático, feito diretamente na folha de pagamento. O aposentado poderá associar-se somente em uma entidade de sua escolha. Será de 1% ou 2% (plano funeral) do valor do benefício do associado. O desconto poderá ser cancelado pelo Associado, bastando o mesmo se dirigir à Associação em que se cadastrou, preencher e assinar a ficha de cancelamento.


5. GUIA DE MOVIMENTO

Cumprindo à exigências administrativas e legais, para efetuarmos corretamente o desconto mensal no benefício do associado, pedimos que sejam seguidas as seguintes instruções:

1- Seja preenchida 1 autorização de cada associado, tanto para exclusão como para inclusão. Desta autorização, fazer duas cópias. Remeter à FETAPERGS, original e cópia. A outra cópia permanecerá na associação, para fins de arquivo.

2- Preencher todos os dados possíveis DE FORMA LEGÍVEL, SE POSSÍVEL COM MÁQUINA DE ESCREVER, efetuando posteriormente uma verificação junto aos documentos tais como, comprovante de residência, identidade e documento que indique o número do benefício correto. Principalmente no que diz respeito a número do benefício e espécie.

3- As autorizações devem ser remetidas à FETAPERGS, até o dia 18 de cada mês, para que o desconto seja efetuado no próximo mês.

Leia Também

2,07% é o reajuste para aposentados e pensionistas que ganham mais que o mínimo

2,07% é o reajuste para aposentados…

12 Jan 2018 Notícias de 2018

Fundo Municipal do Idoso ganha conta específica em Porto Alegre

Fundo Municipal do Idoso ganha cont…

28 Dez 2017 Notícias de 2017

Mais de 6,5 milhões de aposentados ainda não fizeram o recadastramento anual

Mais de 6,5 milhões de aposentados …

27 Dez 2017 Notícias de 2017

Carteirinha de desconto em eventos culturais para aposentados e pensionistas do INSS

Carteirinha de desconto em eventos …

27 Dez 2017 Notícias de 2017

FETAPERGS apoia as investigações para coibir fraudes no INSS

FETAPERGS apoia as investigações pa…

26 Dez 2017 Notícias de 2017

Leia Também Notícias Filiados